Prêmio César Ades: cerimônia de encerramento

O 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi) foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Psicologia. A solenidade ocorreu no dia 10 de maio e relembrou a importância de repensar o futuro da profissão, especialmente nestes 50 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil. O Prêmio contou com um número expressivo de trabalhos inscritos, somando 112 provenientes de todas as regiões brasileiras.

Foram premiados pela Comissão Julgadora os 14 melhores nas categorias estudante de Psicologia e psicóloga (o). Os subtemas versavam sobre “As Políticas Públicas e o Futuro da Psicologia”, que contou com 47 inscrições; “Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no Século XXI”, que obteve o maior número de inscritos, 49; e “A Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades”, que reuniu 16 trabalhos.

A coordenadora do Prêmio e conselheira do CFP, Tânia Brasileiro, ressaltou o processo democrático na construção da premiação. “Todo procedimento de avaliação foi construído de forma coletiva em função dos 50 anos da profissão do Brasil, com sigilo, colaboração das pessoas envolvidas, priorizando uma visão mais qualitativa da Psicologia, capaz de gerar efeitos para a sociedade”, disse.

Psicólogas (os) e estudantes vieram de todas as partes do País para receber as homenagens. Dez vencedores estiveram presentes: Marina Vilar, Marivete Gesser, Ana Chacel de Castro, Rosana Gomes Reis, Vinicius Furlan, Ângelo Brandelli Costa, Vicente Cassepp Borges, Selena Mesquita, Paula Márcia de Lima e Hernani Pereira dos Santos. Durante a solenidade eles destacaram a importância de incluir o desafio das ações envolvendo o futuro da Psicologia no cotidiano da profissão.

Um comentário sobre “Prêmio César Ades: cerimônia de encerramento
  1. BEATRIZ ARAUJO disse:

    fui aluna do professor Cesar Ades (há 30 anos atrás )e fico muito feliz em vê-lo homenagiado por esse prêmio. foi um grande professor, pesquisador renomado, defensor da psicologia brasileira e amigo de seus alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*